Rinoplastia

A remodelagem nasal ou rinoplastia é um dos procedimentos mais comuns de cirurgia plástica realizados atualmente, tanto por homens quanto mulheres. Muitas vezes, a estrutura ou tamanho do nariz não é proporcional aos demais traços do rosto. Os procedimentos de remodelagem nasal podem auxiliar a corrigir a aparência desproporcional do nariz, alterar o tamanho ou formato do nariz, a largura das narinas ou o ângulo entre o nariz e o lábio superior. É importante entender que, para se submeter à remodelagem nasal é necessário ter, pelo menos, quinze anos, pois este procedimento somente deve ser realizado após o nariz desenvolver-se completamente.
A cirurgia para tratamento estético do nariz pode ser aberta (com incisão externa) ou fechada. Sendo que a escolha do melhor procedimento será discutida em conjunto com o seu médico.

PÓS OPERATORIO
Como com qualquer procedimento cirúrgico, você provavelmente irá sentir alguma dor, hematomas e edema, sobretudo, na porção superior do rosto e ao redor dos olhos. Estes sintomas irão começar a desaparecer nos primeiros dias após a cirurgia. Pontos, bandagens, gesso e os splints nasais permanecem por cerca de cinco a sete dias. Embora a maior parte do edema desapareça em poucas semanas, um edema de pouca importância pode persistir por alguns meses.

RESULTADO
Dependendo da velocidade da recuperação, os hematomas irão desaparecer e você poderá voltar ao trabalho em sete a dez dias, após o procedimento. À medida que inicia a cicatrização e o edema no rosto diminui, você irá perceber os efeitos do procedimento de remodelagem nasal. Entretanto, como outros procedimentos cirúrgicos, pode levar até um ano para se obter o resultado final.

COMPLICAÇÕES
São muito raras na rinoplastia, podendo ser citadas: sangramento pós-operatório, hematoma, infecção, obstrução nasal, irregularidades, assimetrias e problemas anestésicos.

RESULTADO DEFINITIVO
O resultado definitivo da Rinoplastia é alcançado entre 6 meses e 1 ano, porém já há grandes mudanças a partir de um mês.

ANESTESIA: Geral ou Local + Sedação

TEMPO DE CIRURGIA: 2h

TEMPO DE INTERNAMENTO: 12-24h

DR. VINICIUS SPIANDORELLO

Cirurgião Plástico - Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica CRM/SC 19275 - CRM/PR 24839 RQE 10954