Prótese Mamária de Silicone

Cirurgia indicada para pacientes com hipomastia (mamas pequenas) ou que tiveram uma diminuição do volume mamário, como por exemplo após a gestação ou perda de peso. Também encontra-se indicada a cirurgia para pacientes com mamas assimétricas. A colocação da prótese pode ser feita acima ou abaixo do músculo peitoral dependendo de cada caso.DA mesma forma a introdução da prótese pode ser feita via sulco mamário, pela axila ou pela região ao redor da aréola. Cada método possui suas vantagens e desvantagens estes prós e contras serão discutidos na consulta com o Cirurgião Plástico.

TIPOS DE PRÓTESE
Existem diversas formas e volumes de prótese mamária para diferentes tipos de pacientes.O implante pode variar em sua forma (redondo, anatômico) em seu perfil ( baixo, moderado, alto, super-alto, cônico). O revestimento da prótese também pode variar entre silicone (liso ou texturizado) e poliuretano. A escolha da prótese ideal para cada caso será feita em conjunto pelo paciente e pelo Cirurgião Plástico.

CUIDADOS PRÉ OPERATÓRIOS
Caso apresente algum sintoma como febre, gripe ou infecção, avisar com antecedência;. Não tomar medicamentos que contenham ácido acetilsalicílico pelo menos uma semana antes da cirurgia, pois estes aumentam a possibilidade de sangramento; Não tomar medicamentos para emagrecer por pelo menos 20 dias antes da cirurgia; Evitar fumar por pelo menos 1 mês antes da cirurgia.

PÓS OPERATÓRIO
Deve-se evitar esforço com os braços por aproximadamente 2 semanas e atividade física por 1 mês. Será necessário o uso de sutiã compressivo por aproximadamente 30-45 dias. Dependendo do caso também poderá ser necessário o uso de um dreno de aspiração por aproximadamente 1-3 dias após a alta. Importante evitar pegar sol no local da cicatriz por aproximadamente 6 meses com risco de escurecimento da mesma.

COMPLICAÇÕES
Apesar de raras as mesmas podem ocorrer sendo as principais: hematoma, infecção, extrusão da prótese, contratura capsular.

RESULTADOS
O resultado de aumento do volume já é visto no pós operatório imediato.Porém o resultado final só é visto após 6-8 meses com a diminuição do inchaço e amadurecimento da cicatriz.

DR. VINICIUS SPIANDORELLO

Cirurgião Plástico - Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica CRM/SC 19275 - CRM/PR 24839 RQE 10954