Mamoplastia Redutora

Consiste na diminuição do volume e alteração da forma das mamas através da retirada do excesso de pele e tecidos mamários (gordura e glândula). Existem diversas formas de realizar esta cirurgia e a escolha da técnica mais adequada será realizada em conjunto pelo paciente e pelo médico. Está indicada para pacientes com volume mamário excessivo e muitas vezes associado a problemas relacionado ao seu peso.

PÓS OPERATÓRIO
Deve-se evitar elevar os braços por aproximadamente 2 semanas.Evitar atividade física por 2 meses e será necessário o uso de sutiã compressivo por aproximadamente 60 dias. Dependendo do caso também poderá ser necessário o uso de um dreno de aspiração por aproximadamente 5-7 dias após a alta. Importante evitar pegar sol no local da cicatriz por aproximadamente 6 meses com risco de escurecimento da mesma.

COMPLICAÇÕES
Apesar de raras as principais são: hematoma, infecção, deiscência da sutura (abertura dos pontos), quelóides e cicatriz hipertrófica (dependendo da predisposição do paciente).

RESULTADOS
O resultado final de uma mamoplastia redutora ocorre por volta de 12 meses período no qual ocorre a resolução do edema (inchaço), maturação da cicatriz e o acomodamento da mama em sua nova forma.

DR. VINICIUS SPIANDORELLO

Cirurgião Plástico - Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica CRM/SC 19275 - CRM/PR 24839 RQE 10954