Abdominoplastia

A Abdominoplastia é um dos procedimentos mais realizados dentro da cirurgia plástica. É um procedimento em que se remove o excesso de gordura e de pele e, na maioria dos casos, restaura os músculos enfraquecidos ou separados, criando um perfil abdominal mais suave e tonificado. Ter um abdômen liso e tonificado é algo que muitos de nós se esforça para ter através de exercício físico e controle de peso. No entanto, às vezes, exercício físico e controle de peso não são suficientes para que alcancemos nossos objetivos. Mesmo pessoas com peso corporal e proporção normais podem desenvolver um abdômen protruido, frouxo e flácido.

As causas mais comuns destas situações incluem:
• Gravidez
• Envelhecimento
• Oscilações significativas no peso
• Hereditariedade
• Cirurgia prévia.

O procedimento de abdominoplastia pode ser realizado isoladamente, ou associado a lipoaspiração, a fim de melhorar o resultado do contorno corporal.
É importante salientar que este procedimento não deve ser considerado como tratamento de obesidade, ou substitute de dieta e atividade física.

Mudanças consideráveis de peso e gestações futuras podem reduzir a qualidade do resultado estético e a longevidade do tratamento.
A cicatriz resultante localiza-se horizontalmente, acima da implantação dos pelos pubianos, prolongando-se lateralemente em maior ou menor extensão, dependendo de cada caso. A cicatriz é planejada para ficar escondida sob roupas íntimas ou de banho.

POS-OP: É necessária a utilização de malha modeladora a fim de reduzir o edema, evitar o acúmulo de liquido e dar conforto a paciente. A posição para dormir exige certos cuidados a fim de evitar a força maior sobre o abdome. As atividades que exigem maiores esforços são contra-indicadas por pelo menos 90 dias, podendo retornar a algumas tarefas com 30 dias de cirurgia.

RESULTADO
A maioria das paciente retorna as atividades por evolta de 2 a 4 semanas. Entretanto, pode levar de 8 a 12 semanas para retomar a vida normal com exercícios intensos.

ANESTESIA: Na grande maioria dos casos é a anestesia peridural.

TEMPO CIRURGIA: aproximadamente 2 a 4h

DR. VINICIUS SPIANDORELLO

Cirurgião Plástico - Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica CRM/SC 19275 - CRM/PR 24839 RQE 10954