Cirurgia Plástica

Plástica na Adolescência: Uma mar de opções

No mês de abril-maio publicamos uma reportagem na Revista DUO de Joinville muito interessante – Plástica na Adolescência.

Confira a matéria na íntegra:

            Adolescência é a fase que marca a transição entre a infância e a idade adulta. O que será que está acontecendo com você?! Seu corpo está mudando, você está gostando de coisas diferentes, você tem mais vontade de ficar com os amigos, ouvindo música e conversando, do que brincando ou passeando com seus pais.

Todas essas mudanças indicam que você está crescendo. E crescer pode assustar! Afinal seu corpo vai ficando diferente (por vezes você gosta dele, por vezes ele desagrada você e o faz se sentir desajeitado), seu interesse pelo visual vai se modificando (por vezes você fica horas se arrumando, por vezes você nem se cuida).

Captura de Tela 2016-02-15 às 22.33.40

Números:

É uma fase repleta de particularidades, de grandes transformações corporais e de muitas insatisfações com a aparência, que impactam diretamente sobre a autoestima e convívio social dos pacientes. Discutir o tema se torna ainda mais importante com a crescente procura dos adolescentes pela cirurgia plástica. Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica o número de cirurgias em adolescentes entre 14 e 18 anos mais do que dobrou em quatro anos – saltou de 37.740 procedimentos em 2008 para 91.100 em 2012 (141% a mais).

Um comportamento muito comum nos consultórios é o desejo dos jovens de copiar seus ídolos. Seja a boca da Angelina Jolie ou o nariz a Jennifer Aniston. O aconselhamento nessas situações é fundamental, pois a pessoa deve buscar o melhor para ela, no contexto de sua aparência. Os ídolos podem até ser uma referência, mas não copiados, pois o resultado pode não ser adequado para você.

O suporte psicológico é recomendado para que a complexidade das emoções envolvidas seja bem trabalhada. As inseguranças típicas da pouca idade, somadas às mudanças rápidas que o corpo sofre nessa época sempre foram variáveis importantes e que pesam para formar os desejos dos adolescentes. Atualmente existe a influência das redes sociais e de toda a exposição de imagem que elas proporcionam. Os selfies estão por toda parte e podem despertar o desejo de mudar algum traço no rosto ou no corpo, sem que haja real necessidade.

Prótese de Silicone

Prótese de Mama

Perfil das Cirurgias:

Cerca de 60% das cirurgias plástica na adolescência são estéticas. Entre as meninas a prótese de mama e a lipoaspiração são os dois procedimentos mais realizados. Em meninos, é comum a lipoaspiração estar associada à ginecomastia (presença de mama no homem). O procedimento reduz mamas que cresceram demasiadamente, seja por alguma disfunção metabólica e hormonal, seja por influência do excesso de células de gordura em jovens acima do peso.

Quem pode operar?

A cirurgia plástica não está contraindicada para adolescentes e a idade mínima para realizar cada procedimento é relativa e deve ser analisada em cada caso, visto que a maturidade do desenvolvimento corporal muda de pessoa para pessoa. Em geral, recomenda-se após os 15 anos, porém em algumas situações pode ser realizada precocemente.

Não existe fórmula mágica para a resposta. Cada caso precisa ser avaliado individualmente pelo médico em conjunto com você e sua família. Se estava à procura de uma resposta: sim, adolescentes podem fazer cirurgia plástica, mas todos os fatores que giram em torno da segurança do procedimento, da maturidade do organismo e do consentimento dos pais ou responsáveis vão determinar se a cirurgia plástica pode ou não ser realizada.

 

Dr. Vinícius Spiandorello

Cirurgião Plástico – Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

CRM/SC 19275 – RQE 10954

Clínica Idealle – Rua Plácido Gomes, 572

Tel (047) 3804-9461

www.vsplastica.com.br

Deixe um Comentário

DR. VINICIUS SPIANDORELLO

Cirurgião Plástico - Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica CRM/SC 19275 - CRM/PR 24839 RQE 10954

Posts Relacionados

captura-de-tela-2016-02-24-as-17-37-29

É possível realizar mamoplastia com cicatrizes mínimas?

A cirurgia da mama (conhecida como mamoplastia ou lifting mamário) é um dos procedimentos mais realizados pela cirurgia plástica. Uma ...

Ver mais
Seios firmes e bonitos

Mamoplastia com Prótese Periareolar

A cirurgia da mama (mamoplastia) é, sem sombra de dúvida, uma das mais realizada pelos cirurgiões plásticos, sendo que poucas ...

Ver mais
Um Seio maior que o outro

Cirurgia Plástica Segura

Ter uma aparência renovada é uma forma de devolver confiança a algumas pessoas mas quando há motivações psicológicas subjacentes o ...

Ver mais