Cirurgia Plástica

Orelha de Abano, vamos se livrar deste problema?

Se orelha de abano incomodam você ou seu filho, a solução está na cirurgia plástica. As deformidades na orelha, principalmente a “orelha de abano”, trazem consequências no âmbito social da pessoa com o problema, que se torna alvo de piadas e brincadeiras, em especial na infância e na adolescência. Quem nunca ouviu uma criança falando sobre a orelha de dumbo de algum colega? Esses traumas psicológicos interferem nas relações interpessoais e de grupo destes indivíduos. Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, no Brasil, 73% das plásticas realizadas são para fins estéticos (os outros 27% correspondem a cirurgias reconstrutoras). Deste percentual, 5% dos procedimentos são feitos para correção de orelha de abano, o que deixa a cirurgia na oitava posição entre todas as feitas no país.

A origem principal do problema está em alterações na formação das cartilagem auriculares, seja congênita, adquiridas (como infecções) ou traumas de repetição (”orelha de lutador”). A causa mais frequente é a malformação congênita resultando na orelha de abano. Em geral já nos primeiros meses de vida é possível fazer o diagnóstico. O uso de substâncias para colar a orelha, ou faixas para manter elas junto a cabeça não tem benefício comprovado e ainda podem levar a lesões de pele e cartilagem, principalmente com uso de colas.

É importante compreendermos que o crescimento e estabilização das cartilagens auriculares vai ocorrer por volta dos 6 anos de vida. Devido a este fator é importante aguardarmos até esse período para ser realizada a correção da orelha de abano através da cirurgia.

A Cirurgia da orelha – também conhecida como otoplastia – pode melhorar a forma, a posição ou as proporções das orelhas. A cirurgia corrige um defeito na estrutura das orelhas presente desde o nascimento, que se torna aparente com o desenvolvimento, ou trata orelhas deformadas causadas por lesão. A otoplastia cria uma forma natural, dando equilíbrio e proporção às orelhas e à face. Correção de deformidades menores pode beneficiar a aparência e a autoestima.

orelha de abano

Otoplastia

  • Orelhas muito grandes – uma condição rara chamada macrotia,
    • Orelhas salientes que ocorrem em um ou ambos os lados em diferentes graus – não associados à perda auditiva,
  • Insatisfação do adulto com a cirurgia prévia da orelha.

O procedimento cirúrgico é simples, porém deve ser feito no centro cirúrgico de um hospital. A anestesia aplicada pode ser de três tipos, local, local com sedação e geral, dependendo do paciente e da forma como ele vai lidar com a intervenção médica. No caso da anestesia local, o paciente faz a cirurgia e vai para casa em seguida. Se houver sedação ou anestesia geral, é preciso esperar passar os efeitos para receber alta no mesmo dia.

A recuperação da otoplastia, não é dolorosa e é tranquila, mas requer alguns cuidados, como em toda cirurgia. De 4 a 7 dias depois da operação, a pessoa já pode retornar normalmente à vida social, porém com a utilização de uma faixa, similar a que os tenistas utilizam na cabeça. Para retornar à prática esportiva, é bom esperar cerca de um mês e, tomar sol, só depois de dois ou três meses.

Logo após a cirurgia a orelha já se encontra posicionada no local ideal, porém há edema e equimose (inchaço e roxidão) que regridem gradualmente no primeiro mês. O resultado definitivo é melhor avaliado apenas após o sexto mês pós operatório período no qual ocorre o amadurecimento da cicatriz e acomodação dos tecidos.

Deixe um Comentário

DR. VINICIUS SPIANDORELLO

Cirurgião Plástico - Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica CRM/SC 19275 - CRM/PR 24839 RQE 10954

Posts Relacionados

captura-de-tela-2016-02-24-as-17-37-29

É possível realizar mamoplastia com cicatrizes mínimas?

A cirurgia da mama (conhecida como mamoplastia ou lifting mamário) é um dos procedimentos mais realizados pela cirurgia plástica. Uma ...

Ver mais
Seios firmes e bonitos

Mamoplastia com Prótese Periareolar

A cirurgia da mama (mamoplastia) é, sem sombra de dúvida, uma das mais realizada pelos cirurgiões plásticos, sendo que poucas ...

Ver mais
Um Seio maior que o outro

Cirurgia Plástica Segura

Ter uma aparência renovada é uma forma de devolver confiança a algumas pessoas mas quando há motivações psicológicas subjacentes o ...

Ver mais