fribose

O QUE É FIBROSE APÓS CIRURGIA PLÁSTICA?

Após um trauma ou dano a qualquer tecido o organismo humano NÃO REGENERA (não produz um tecido igual ao que foi lesado, salvo algumas exceções) ELE CICATRIZA (produz um tecido diferente ao original para restaurar o dano sofrido). É como se após um buraco na rua fosse colocado piche e não asfalto, ficando uma cicatriz no local.

Sendo a cicatriz um tecido diferente do original, ela não tem a mesma elasticidade, maciez e textura, comportando-se diferentemente quando tracionada, esticada e palpada. Por isso, cicatrizes podem doer em mudanças de tempo ou quando esticadas, pois não se adaptam igualmente ao tecido, e tem inervação e circulação também diferentes.
A fibrose nada mais é do que a cicatriz interna, principalmente em áreas lipoaspiradas. É um tecido predominantemente feito de colágeno, usado pelo organismo para cicatrizar lesões. Está presente em todos os pequenos túneis que a lipoaspiração faz na gordura, entre a pele solta e o músculo de qualquer cirurgia, etc. Em pequena quantidade, não causa problemas, sendo comum uma sensação de repuxamento e endurecimento leve no local, principalmente nos três primeiros meses depois da cirurgia. Com o tempo, a fibrose vai afinando e fica mais maleável, sendo cada vez menos perceptível.
Por outro lado, se muito proeminente, a fibrose pode causar irregularidades, endurecimento importante, nodulações, retrações da pele e até dor. Não é vista nas primeiras duas semanas, mas passa a ser vista e sentida geralmente depois de 14 dias, podendo se agravar nos três primeiros meses. Entre 6 meses e um ano da cirurgia tende a suavizar, mas pode deixar alterações.
A parte mais importante para minimizar a fibrose, visto que ela é inevitável, é o uso de drenagem linfática manual, boa hidratação e terapias com ultrassom e radiofrequencia.

Dr.  Vinícius Spiandorello
Cirurgião Plástico – Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
Cirurgia Plástica Joinville
CRM/SC 19275 – CRM/PR 24839 – RQE 10954

Deixe um Comentário

DR. VINICIUS SPIANDORELLO

Cirurgião Plástico - Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica CRM/SC 19275 - CRM/PR 24839 RQE 10954

Posts Relacionados

captura-de-tela-2016-02-24-as-17-37-29

É possível realizar mamoplastia com cicatrizes mínimas?

A cirurgia da mama (conhecida como mamoplastia ou lifting mamário) é um dos procedimentos mais realizados pela cirurgia plástica. Uma ...

Ver mais
Seios firmes e bonitos

Mamoplastia com Prótese Periareolar

A cirurgia da mama (mamoplastia) é, sem sombra de dúvida, uma das mais realizada pelos cirurgiões plásticos, sendo que poucas ...

Ver mais
Um Seio maior que o outro

Cirurgia Plástica Segura

Ter uma aparência renovada é uma forma de devolver confiança a algumas pessoas mas quando há motivações psicológicas subjacentes o ...

Ver mais