fibrose-apos-cirurgia-plastica

FIBROSE APÓS CIRURGIA PLÁSTICA: COMPLICAÇÃO OU CONSEQUÊNCIA ?

O organismo humano é capaz de reparar um tecido que sofreu um trauma cirúrgico através de regeneração ou por fibrose. Nestes dois tipos de reparo, o tecido traumatizado é substituído por um novo tipo de tecido.

A regeneração é a reconstituição funcional de um tecido lesionado com recuperação total de sua estrutura anatômica sem que resulte em nenhuma seqüela. Um tecido que geralmente se regenera é o do fígado.

Quando a recuperação integral da funcionalidade de um tecido não é possível, o organismo trata de desenvolver a fibrose, que é a substituição do tecido traumatizado por fibras de colágeno dando a esse tecido uma função mais de sustentação do que sua função original que é totalmente perdida. A fibrose também pode ser chamada de cicatriz sendo que usualmente o termo cicatriz é utilizado nas fibroses de superfície de revestimento como as fibroses na pele.

Na cirurgia plástica como geralmente se lida com pele, gordura e músculos ocorre sempre a fibrose e não a regeneração. Sendo assim é certo afirmar que a Fibrose é uma consequência da cirurgia plástica e que todas as cirurgias plásticas causam fibroses.

Falando especificamente da lipoaspiração, como vimos, a fibrose faz parte da recuperação do pós-operatório. O grau de fibrose esta intimamente relacionado com a agressão aos tecidos produzidos durante o ato cirúrgico, especialmente da derme, e da característica da pele da paciente. Quando esse processo começa a ficar intenso, repercutindo com áreas enduradas na pele, é importante o uso de tratamentos complementares durante a drenagem linfática. A utilização de radiofrequencia e terapia com ultrassom ajudam muito a resolução destes casos.

Dr.  Vinícius Spiandorello
Cirurgião Plástico – Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
Cirurgia Plástica em Joinville
CRM/SC 19275 – CRM/PR 24839 – RQE 10954

Deixe um Comentário

DR. VINICIUS SPIANDORELLO

Cirurgião Plástico - Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica CRM/SC 19275 - CRM/PR 24839 RQE 10954

Posts Relacionados

captura-de-tela-2016-02-24-as-17-37-29

É possível realizar mamoplastia com cicatrizes mínimas?

A cirurgia da mama (conhecida como mamoplastia ou lifting mamário) é um dos procedimentos mais realizados pela cirurgia plástica. Uma ...

Ver mais
Seios firmes e bonitos

Mamoplastia com Prótese Periareolar

A cirurgia da mama (mamoplastia) é, sem sombra de dúvida, uma das mais realizada pelos cirurgiões plásticos, sendo que poucas ...

Ver mais
Um Seio maior que o outro

Cirurgia Plástica Segura

Ter uma aparência renovada é uma forma de devolver confiança a algumas pessoas mas quando há motivações psicológicas subjacentes o ...

Ver mais