Plástica Ocular

A IMPORTÂNCIA DO OLHAR

A importância do olhar é tanta que a escritora Clarice Linspector descreve em uma de suas obras : “Quem eu sou, você só vai perceber quando olhar nos meus olhos, ou melhor, além deles.”
CONFIRA O TEXTO DO DR. VINÍCIUS SPIANDORELLO PARA REVISTA DUO JOINVILLE NO MÊS DE FEVEREIRO.

Os olhos, cílios, sobrancelhas e pálpebras são fundamentais na harmonização da face. Eles refletem muito mais do que a idade da paciente, mas o estado de espírito das pessoas. Por isso estão intimamente relacionados com a jovialidade e a beleza.

 

Por apresentar uma pele muito fina, as pálpebras são suscetíveis a alterações de coloração, inchaço, flacidez e formação de olheiras e rugas. O processo natural de envelhecimento de nossos olhos resulta em queda das estruturas (sobrancelhas e da pálpebra), frouxidão dos tecidos (bolsas de gordura e excesso de pele), além de alterações dinâmicas e estáticas da pele (rugas e marcas de expressão). Estas marcas do tempo, expressas em nosso rosto, representa um semblante cansado ao visual, mesmo que este não seja o reflexo de nossas atitudes.

 

As modificações perioculares ocasionadas pelo tempo, genética e fatores ambientais resultam, além de alterações estéticas no olhar, em um problema de visão, muito comum após os 50 anos. A ptose (queda da pálpebra superior) e o excesso de pele dificultam a abertura completa da fenda orbital, limitando o campo de visão. Esse processo ocorre na grande maioria das pessoas, a medida que vão envelhecendo. Nosso organismo tenta corrigir essa disfunção aumentando o tônus do músculo frontal (músculo da testa) para erguer a sobrancelha e facilitar a abertura da pálpebra. Com o tempo esse mecanismo perde a eficiência e como resultado, surgem inúmeras “rugas” na testa.

 

A cirurgia plástica através de métodos minimamente invasivos e cirúrgicos oferecem diversas opções para restabelecer o formato natural e harmônico do olhar, além de restaurar a abertura normal das pálpebras.

 

1) Toxina Botulínica – através de sua ação ajuda a suavizar as linhas de expressão ao redor dos olhos e dar um “UP” na posição das sobrancelhas. Seu efeito dura em torno de 4 a 6 meses.

2) Blefaroplastia (Cirurgia das Pálpebras) – Retira o excesso de pele e gordura da região dos olhos, restabelecendo o formato natural dos olhos, além de leveza ao olhar. O procedimento dura em torno de 2hs e a recuperação costuma ser rápida. É realizado com anestesia local mais sedação, o que proporciona maior conforto para o paciente.

3) Cantopexia / Cantoplastia (Cirurgia para elevar o canto externo do olho) – Cirurgia para corrigir o processo natural de envelhecimento facial que resulta em queda da porção lateral da junção da pálpebra inferior e superior restaurando o formato jovial da fenda ocular.

4) Lifting de Sobrancelhas – Procedimento cirúrgico para restabelecer a posição e formato das sobrancelhas. Fundamental para corrigir a sobra de pele na porção lateral dos olhos.
5) Correção de Ptose (Queda) Palpebral – a queda parcial da pálpebra cobrindo a íris (colorido do olho), refletem um semblante cansado e abatido, além de dificultar o campo visual. A cirurgia tem por objetivo reposicionar a pálpebra superior para sua posição natural

 

Todos esses procedimentos tem sua indicação específica para cada paciente, podendo na maioria das vezes serem associados para o melhor resultado. Portanto o tratamento deve ser individualizado, respeitando as diferenças entre cada tipo de rosto, pele e idade.

 

Dr. Vinícius Spiandorello

Cirurgião Plástico Joinville – CRM/SC – 19275 – RQE: 10954

Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Deixe um Comentário

DR. VINICIUS SPIANDORELLO

Cirurgião Plástico - Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica CRM/SC 19275 - CRM/PR 24839 RQE 10954

Posts Relacionados

captura-de-tela-2016-02-24-as-17-37-29

É possível realizar mamoplastia com cicatrizes mínimas?

A cirurgia da mama (conhecida como mamoplastia ou lifting mamário) é um dos procedimentos mais realizados pela cirurgia plástica. Uma ...

Ver mais
Seios firmes e bonitos

Mamoplastia com Prótese Periareolar

A cirurgia da mama (mamoplastia) é, sem sombra de dúvida, uma das mais realizada pelos cirurgiões plásticos, sendo que poucas ...

Ver mais
Um Seio maior que o outro

Cirurgia Plástica Segura

Ter uma aparência renovada é uma forma de devolver confiança a algumas pessoas mas quando há motivações psicológicas subjacentes o ...

Ver mais